domingo, 19 de janeiro de 2014

Novos Talentos do Styling

Do curso de Styling da Pulp Fashion saem, todos os anos, jovens talentos nesta área. Falámos com Susana Marques Pinto, criadora da Pulp Fashion, para conhecer o seu trabalho. Veja, ainda, os trabalhos de fim de curso de cada aluno, na galeria de imagens.


Quando falamos com Susana Marques Pinto estava a alguns minutos de iniciar mais uma das suas aulas e de partilhar com os seus alunos todos os conhecimentos sobre moda. Em 1971 mudou-se para Londres onde trabalhou na Yves Saint Laurent, mas passados três anos decidiu regressar a Portugal e dedicar-se à sua verdadeira paixão: o styling.
“O segredo do sucesso é a paixão que temos no trabalho, para além do empenho e dedicação”, refere Susana que depois de 40 anos de experiência encontrou uma nova vocação: ensinar.
Atualmente coordena os cursos da escola da qual é co-proprietária, a Pulp Fashion. Styling e Consultadoria de Moda são as formações mais procuradas mas, para além delas, a Pulp leciona os cursos de Menswear e Jornalismo de Moda, uma novidade deste ano.
O objetivo é dar aos alunos uma formação “muito prática”, segundo Susana. Para isso, durante 18 semanas de cada formação os alunos têm a oportunidade de visitar showrooms, várias lojas de referência e de “contactar com todos os profissionais envolvidos no processo: desde fotógrafos a cabeleireiros, todos com carreiras sólidas”. O objetivo é fazer com que saibam trabalhar em equipa e que aprendam com “os testemunhos destes profissionais”.
A formação da Pulp fashion é frequentada por pessoas de áreas tão diferentes como a medicina e a engenharia. “95% das minhas alunas são pós-licenciadas que decidiram perseguir a sua paixão pela moda”, refere Susana. Mas a porta não se abre para todos: antes de iniciar o curso, os candidatos são individualmente entrevistados, “para que ninguém venha ao engano e para garantir que a formação é produtiva para ambas as partes”.
Num país com pouca tradição de moda, as saídas profissionais são escassas. Mas Susana diz ter bons exemplos de alunos que frequentaram a formação, iniciando depois estágios em empresas com as quais a Pulp Fashion estabelece um protocolo, e que conseguiram um emprego na área. Noutros casos, um bom portefólio de trabalhos e uma carta de recomendação podem ser as garantias para abrir mais uma porta . “Tenho caso de alunos que conseguiram, desta forma, entrar em escolas de referência como a Central Saint Martins”.
A fórmula para o sucesso no mundo da moda? “ Passa muito pela criatividade”. Mas esse fator não é o suficiente se não for acompanhado de muita persistência. “Para além da estética, é preciso determinação, disciplina, força de espírito, perseverança e profissionalismo”, explica.
Nas formações da Pulp Fashion podem encontrar uma rampa para o sonho, através do conhecimento de veteranos neste universo e do contacto com o trabalho prático. No final todos têm oportunidade de mostrar o que aprenderam numa produção com styling da sua autoria. Os resultados podem ser vistos nas imagens da nossa galeria: arte, moda, fotografia e unem-se num triângulo perfeito, criados por estes novos talentos do styling.
Os cursos de styling que se iniciam no mês de fevereiro já se encontram esgotados e as próximas formações terão início em Setembro de 2014.
Programa das formações:
Consultoria de imagem feminina e masculina
  • Análise de forma
  • Closet Cleaning
  • Personal Shopping
  • Acompanhamento e aconselhamento em cabelos e maquilhagem
  • Styling para ocasiões (festas, casamentos,…)
  • Makeover Total
  • Corporate image a individuais e empresas
Styling:
  • Editoriais de moda
  • Desfiles de moda
  • Guarda-roupa para publicidade
  • Guarda-roupa para televisão
Ficha técnica da produção:
FOTOGRAFO     GONÇALO CLARO
MAKE UP     INÊS VARANDAS
CABELO     ERIC PARA GRIFFEHAIRSTYLE
MODELOS    CENTRAL MODELS
APOIOS    GLOBAL PRESS
REALIZAÇÃO    PULP FASHION
ASSISTENTES    MARTA TEIXEIRA E JOÃO MARTINS

Créditos: activa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, se é a primeira vez que comenta, siga estes simples regras:

Proibido:

Não dizer asneiras
Se quiser dizer mal do blogue agradeço que seja em uma mensagem privada.
Não falar mal de outros comentários (simplesmente dê a sua opinião).

O que pode fazer:

Pode comentar as vezes que quiser (quanto mais comenta mais eu agradeço)
Dar dicas para próximas publicações
Dar a sua opinião pessoal
Respeitar todos os comentários

A Tips on the fashion agradece o seu comentário ;)